Meios de pagamento on-line: saiba como vender e receber pela internet

Quando o empreendedor decide montar a sua loja virtual, é quase inevitável que ele se depare com algumas dúvidas muito comuns: se o meu negócio vai vender pela internet, como vou receber o dinheiro? Como funcionam os meios de pagamento on-line? Afinal, para quem está mais habituado ao varejo físico, em que o cliente simplesmente entrega o dinheiro ou passa o cartão antes de levar o produto, as transações on-line podem, sim, ter um nível maior de complexidade.

É verdade que, pensando como cliente, inserir as informações do cartão e ter uma compra aprovada é relativamente simples. Por outro lado, para quem vende, vale ter em mente que o caminho que essas informações percorrem é bem grande, passando por várias instituições e verificações digitais antes de, por fim, cair na conta do empreendedor. É por isso que, neste artigo, você vai entender os principais elementos do pagamento on-line e descobrir como ele pode ajudar o seu negócio no dia a dia. Vamos lá?

Continue lendo “Meios de pagamento on-line: saiba como vender e receber pela internet”

EFD-Reinf: como está essa prestação de contas ao governo na sua empresa?

A Escrituração Fiscal Digital de Retenções e Outras Informações Fiscais (EFD-Reinf) é mais um dos programas do Sistema Público de Escrituração Digital (Sped). Essa obrigatoriedade diz respeito à retenção de impostos referentes às notas fiscais e serve para reunir com mais precisão as informações sobre a escrituração de rendimentos pagos e retenções do Imposto de Renda e das contribuições sociais e previdenciárias.

Ela foi instituída pela Instrução Normativa RFB 1.701, de 2017, e o envio das informações ao governo começou em 1º de maio de 2018, com as empresas do Grupo 1 – empresas privadas que tiveram lucro superior a R$ 78 milhões no exercício de 2016. Em janeiro de 2019, foi a vez das empresas que lucraram até R$ 78 milhões, exceto as optantes pelo Simples Nacional. Estas, junto com as entidades sem fins lucrativos, precisam começar a enviar as informações a partir de 10 de julho deste ano.

Continue lendo “EFD-Reinf: como está essa prestação de contas ao governo na sua empresa?”

A importância da contabilidade para prestadoras de serviços

Um dos principais motivos que levam um prestador de serviços a optar pela informalidade é a ideia de que, ao não regularizar o negócio, deixa-se de pagar impostos, taxas e outras obrigatoriedades. O problema é que isso prejudica a viabilidade da empresa. Por isso, se você não quer que a sua iniciativa tenha vida curta e ao mesmo tempo não quer deixar grande parte dos seus esforços para o Fisco, então, precisa entender a importância da contabilidade para prestadores de serviços.

A própria contabilidade é vista como um gasto desnecessário para muitos empreendedores. A realidade, porém, é que ela é uma verdadeira aliada no desenvolvimento estratégico e qualificado da sua empresa. E tudo começa com a escolha do regime tributário, uma decisão que, se não for feita adequadamente, pode destinar mais dinheiro do que o necessário ao pagamento de impostos.

Continue lendo “A importância da contabilidade para prestadoras de serviços”

Entenda o que é blockchain, o próximo passo da inovação na internet

Desde sua primeira transação digital, em 2009, a febre das bitcoins foi responsável por agitar o setor financeiro ao redor do mundo — a moeda virtual veio com a promessa de revolucionar as negociações e a forma de investir na internet. Hoje, 10 anos depois do seu nascimento, a criptomoeda já acumula legados no mercado financeiro e, entre eles, a popularização da tecnologia de blockchain, que ganha cada vez mais destaque quando o assunto é a segurança e a tecnologia das operações digitais. Mas, afinal, o que é blockchain e o que isso tem a ver com a o seu dia a dia?

Se você não está por dentro do universo das microtransações, moedas digitais e criptografia financeira, responder a essa pergunta pode ser uma tarefa complexa. Até porque, mesmo se tratando de um conceito relativamente novo e que está em constante transformação, já há quem diga que o blockchain tem um incrível potencial benéfico para a sociedade. É por isso que, neste artigo, vamos explicar em detalhes como essa tecnologia funciona o que esperar dela para os próximos anos!

Continue lendo “Entenda o que é blockchain, o próximo passo da inovação na internet”

Entenda o que é e quais são os benefícios de um software em nuvem

Se você ainda tem dúvidas quando ouve falar de software em nuvem e nenhuma das explicações que recorreu até agora esclareceram muito bem o assunto, este artigo é feito para você! E se o motivo da sua pesquisa for a vontade de contar com essa tecnologia ― que todos dizem ser tão positiva ― na sua empresa, então é mais importante ainda saber do que se trata!

Porque, sim, o software em nuvem é capaz de agilizar os processos internos, dar mais eficácia no armazenamento e na busca de informações, além de ser mais econômico, prático e funcional. Isso porque ele permite que você acesse as informações que precisa de qualquer dispositivo conectado à internet, em qualquer lugar do mundo. Dessa maneira, dificilmente você vai ficar na mão.

Continue lendo “Entenda o que é e quais são os benefícios de um software em nuvem”

O que são fintechs e como elas estão mudando o mercado financeiro

O tempo em que era necessário ir até um banco para pagar contas, transferir dinheiro ou fazer outras tarefas do dia a dia de quem utiliza serviços financeiros está chegando ao fim — e as fintechs têm muito a ver com isso! Esse tipo de negócio tem trazido diversas vantagens para pessoas físicas e jurídicas e conquistado um espaço importante no mercado financeiro. Veja, neste artigo, o que são fintechs, como funcionam e quais benefícios podem trazer para você e também para o seu negócio!

Continue lendo “O que são fintechs e como elas estão mudando o mercado financeiro”

[E-book] Implantação de software ERP: como garantir a eficiência desse processo

Contar com um sistema de gestão integrada pode trazer diversos benefícios para as empresas, como a redução do gasto de tempo com tarefas burocráticas, rapidez e confiabilidade no controle das informações e mais produtividade. Mas para conseguir esses resultados, é importante garantir que a implantação de software ERP seja tranquila e ocorra de acordo com o planejado.

É comum que o gestor encontre o software dos sonhos, aquele que é capaz de atender todas as necessidades do negócio, mas que na hora da implantação acabe enfrentando muita dor de cabeça. Isso pode ocorrer por diversos motivos, tanto de responsabilidade da organização que vai utilizar a tecnologia como daquela que fornece o produto.

Continue lendo “[E-book] Implantação de software ERP: como garantir a eficiência desse processo”

O uso estratégico da tecnologia no terceiro setor

Softwares que padronizam tarefas, robôs que preveem e corrigem falhas, sistemas que analisam dados automaticamente: não é difícil perceber como as inovações tecnológicas têm trazido bons resultados para a indústria e outros segmentos do setor privado, não é? Mas você já pensou no impacto do uso da tecnologia no terceiro setor?

De acordo com dados do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) de 2017, há mais de 820 mil organizações da sociedade civil no país, como sindicatos, associações comunitárias, entidades de defesa de direitos humanos, entre outros exemplos. Em comum, todas elas têm o voluntariado como forma de trabalho e a não obtenção de lucro pelos serviços prestados.

Continue lendo “O uso estratégico da tecnologia no terceiro setor”