Matriz BCG: o que é e como aplicá-la no seu negócio

Independentemente do cenário econômico, tomar qualquer decisão baseada apenas no instinto ou em achismos é arriscar a sustentabilidade do negócio. Por isso, é preciso contar com metodologias e estratégias que auxiliem a fazer as escolhas certas. Uma delas é a Matriz BCG, uma técnica de análise de portfólio cujo objetivo é identificar o ciclo de vida de um produto.

Por suas características, é aplicada com mais facilidade em empresas que trabalham com a venda de mercadorias. No entanto, assim como outras ferramentas úteis no ciclo empresarial, essa também pode ser adaptada para identificar o valor de serviços e do próprio negócio como um todo, determinando na sequência as ações que melhor se encaixam na realidade de cada um. Para entender o que é a Matriz BCG e como aplicá-la no seu negócio, siga com a gente neste artigo.

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MVP

MVP: entenda o que é e como usar na sua empresa

Todo empresário deseja que seus projetos se tornem grandes sucessos, não é mesmo? Mas para que isso aconteça é necessário dar atenção a inúmeras questões, como analisar o mercado, validar sua ideia de produto ou serviço, planejar as ações de marketing e vendas e fazer uma gestão financeira eficiente. Aqui, vamos apresentar uma boa alternativa para você fazer um investimento certeiro e validar sua ideia: o MVP (Minimum Viable Product, ou produto minimamente viável, em português).

Esta é uma técnica que mostrará a aceitação do seu produto ou serviço pelos consumidores e permitirá que você tome decisões mais precisas. Para ajudá-lo a estruturar esse processo da melhor forma possível, vamos explicar um pouco mais sobre este conceito e como utilizá-lo para alcançar seus objetivos. Siga com a gente e confira!

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Gestão financeira da indústria

[E-book] Gestão financeira na indústria: cinco processos fundamentais

Quem gerencia uma indústria sabe muito bem que se não houver um controle rígido das finanças é muito difícil, senão impossível, manter tudo funcionando e ainda fazer novos investimentos. A gestão financeira na indústria é um aspecto primordial para que todos os departamentos possam operar com qualidade e para que o negócio cresça com segurança.

Mas como isso tudo tem funcionado aí na sua empresa? Você sabe quais são os valores que a sua indústria tem em caixa, quanto você pode investir, qual é a sua maior fonte de receita ou quais são as maiores despesas para pagar? Se não, é hora de acender o sinal de alerta e dar mais atenção a essa atividade no seu empreendimento!

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Entenda o que é Spin Selling e seus benefícios para o seu negócio

Não faltam receitas de vendas milagrosas espalhadas na internet. O problema está em conseguir filtrar e isolar as melhores práticas, executá-las de forma eficiente e, claro, mensurar os resultados. Nesse contexto, o Spin Selling tem se destacado cada vez mais no mercado como uma metodologia de vendas prática e direta. Mas você sabe o que é Spin Selling e como essa técnica funciona no dia a dia dos negócios?

Explicamos: desenvolvida na década de 1980, essa prática considera uma série de perguntas essenciais para a condução de uma venda que, quando feitas nos momentos corretos, são capazes de instigar e agilizar a tomada de decisão por parte dos clientes. De acordo com a metodologia, essas perguntas são divididas em quatro etapas, que dão nome ao método: Situação, Problema, Implicação e Necessidade (Spin).

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Confiança nos negócios: confira 4 dicas importantes para ser bem-sucedido

No ambiente empresarial, profissionais que transmitem confiança nos negócios prosperam não só por conta da boa comunicação, mas também porque são capazes de conquistar e influenciar positivamente o ambiente ao seu redor, lidar com situações adversas e contornar as tão temidas “saias justas”.

Hoje em dia, a maneira como você vende é muito mais importante do que o que você vende – e a eficácia de como faz isso é determinada principalmente pela sua credibilidade diante dos seus clientes. Isso quer dizer que, independentemente de estar vendendo um produto, um serviço, uma ideia ou, quem sabe, uma parceria, é importante sustentar uma postura que transmita e inspire confiança.

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Meios de pagamento on-line: saiba como vender e receber pela internet

Quando o empreendedor decide montar a sua loja virtual, é quase inevitável que ele se depare com algumas dúvidas muito comuns: se o meu negócio vai vender pela internet, como vou receber o dinheiro? Como funcionam os meios de pagamento on-line? Afinal, para quem está mais habituado ao varejo físico, em que o cliente simplesmente entrega o dinheiro ou passa o cartão antes de levar o produto, as transações on-line podem, sim, ter um nível maior de complexidade.

É verdade que, pensando como cliente, inserir as informações do cartão e ter uma compra aprovada é relativamente simples. Por outro lado, para quem vende, vale ter em mente que o caminho que essas informações percorrem é bem grande, passando por várias instituições e verificações digitais antes de, por fim, cair na conta do empreendedor. É por isso que, neste artigo, você vai entender os principais elementos do pagamento on-line e descobrir como ele pode ajudar o seu negócio no dia a dia. Vamos lá?

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EFD-Reinf: como está essa prestação de contas ao governo na sua empresa?

A Escrituração Fiscal Digital de Retenções e Outras Informações Fiscais (EFD-Reinf) é mais um dos programas do Sistema Público de Escrituração Digital (Sped). Essa obrigatoriedade diz respeito à retenção de impostos referentes às notas fiscais e serve para reunir com mais precisão as informações sobre a escrituração de rendimentos pagos e retenções do Imposto de Renda e das contribuições sociais e previdenciárias.

Ela foi instituída pela Instrução Normativa RFB 1.701, de 2017, e o envio das informações ao governo começou em 1º de maio de 2018, com as empresas do Grupo 1 – empresas privadas que tiveram lucro superior a R$ 78 milhões no exercício de 2016. Em janeiro de 2019, foi a vez das empresas que lucraram até R$ 78 milhões, exceto as optantes pelo Simples Nacional. Estas, junto com as entidades sem fins lucrativos, precisam começar a enviar as informações a partir de 10 de julho deste ano.

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A importância da contabilidade para prestadoras de serviços

Um dos principais motivos que levam um prestador de serviços a optar pela informalidade é a ideia de que, ao não regularizar o negócio, deixa-se de pagar impostos, taxas e outras obrigatoriedades. O problema é que isso prejudica a viabilidade da empresa. Por isso, se você não quer que a sua iniciativa tenha vida curta e ao mesmo tempo não quer deixar grande parte dos seus esforços para o Fisco, então, precisa entender a importância da contabilidade para prestadores de serviços.

A própria contabilidade é vista como um gasto desnecessário para muitos empreendedores. A realidade, porém, é que ela é uma verdadeira aliada no desenvolvimento estratégico e qualificado da sua empresa. E tudo começa com a escolha do regime tributário, uma decisão que, se não for feita adequadamente, pode destinar mais dinheiro do que o necessário ao pagamento de impostos.

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