Saiba como a análise de dados pode melhorar a gestão da sua empresa

O mercado está cada vez mais competitivo. A concorrência é grande, então, para se destacar em meio à multidão, é necessário se planejar e ter segurança nas tomadas de decisões. Mas essas ações não podem ser realizadas “no chute”. O desempenho de uma empresa está diretamente ligado ao modo como as estratégias são desenvolvidas. Diante disso, como traçar planos capazes de tornar esse processo mais preciso? Utilizando-se de métodos que possibilitem mensurar os resultados obtidos. Nesse ponto, a análise de dados é uma ferramenta de gestão fundamental.

Essa análise é realizada com dados que sua empresa disponibiliza a todo momento, como já mencionamos aqui no blog. E, para isso, existem soluções como o business intelligence (BI), que processam todos esses dados e os transformam em informações úteis e estratégicas. Quer entender melhor como o BI funciona? Baixe nosso e-book e confira:

De maneira prática, a análise de dados é fundamental para compreender o comportamento do seu negócio e de todos os processos e pessoas envolvidas nele, como fornecedores e clientes. A partir destas informações, suas decisões têm embasamento e os resultados certamente serão muito mais satisfatórios do que quando as ações são planejadas sem compreender as reais necessidades.

Além disso, as informações obtidas por meio da análise de dados da sua empresa permitem ter uma visão mais ampla, tornando possível, por exemplo, realizar a comparação com os dados de mercado. Com isso, estratégias certeiras podem ser desenhadas, potencializando as chances do seu negócio se sobressair entre os demais.

Como reunir as informações necessárias para a análise de dados

O primeiro passo para tornar suas ações assertivas é conhecer a sua casa e saber onde você pisa. Ou seja, antes de qualquer coisa, é necessário conhecer o seu negócio e todas as suas particularidades, afinal, cada área da sua empresa conta com características próprias e, embora trabalhem em prol de um mesmo objetivo, cada segmento tem uma dinâmica.

Depois, você precisa saber onde quer chegar e qual caminho deseja trilhas para conseguir traçar um planejamento estratégico que atenda às suas aspirações e objetivos. A partir daí, sua empresa poderá identificar até que ponto os resultados estão sendo satisfatórios ou se as ações desenvolvidas estão contribuindo com o desenvolvimento do negócio.

Conheça os principais indicadores

Organizar as informações facilita e torna a análise de dados assertiva e proporciona segurança, inspirando insights importantes para o futuro do seu negócio. Por isso, é importante conhecer os principais indicadores que devem ser constantemente acompanhados, pois eles são capazes de fornecer informações cruciais para o seu sucesso. Veja:

Lucratividade: todo gestor conhece muito bem este indicador, afinal, é ele que avalia o desempenho financeiro do negócio. Mas é preciso ficar atento a este número, pois, muitas vezes, ele pode esconder informações importantes, como a compatibilidade entre o lucro e o investimento. Acompanhá-lo e compreendê-lo é fundamental para identificar as inconsistências.

Efetividade das ações: identificar se as ações e projetos desenvolvidos obtiveram o resultado planejado — é exatamente isso que este indicador proporciona, tornando-se fundamental para avaliar e estimular a produtividade.

Relacionamento com os clientes: a chave para o sucesso é a satisfação dos clientes e, para isso, você precisa conhecê-los. Existem indicadores próprios que mostram, por exemplo, a frequência de compras e o valor médio investido por eles. Já outros analisam o comportamento do público no que diz respeito à interação nas redes sociais, quanto tempo permanecem no seu site ou blog e quais são as páginas mais acessadas, entre outros dados.

Leads: saber qual a taxa de conversão dos seus leads – clientes em potencial – é essencial para conseguir identificar, por exemplo, quais são os erros e acertos na estratégia. Além disso, a prospecção de clientes fornece informações importantes que permitem traçar planos para melhorar o contato inicial com possíveis consumidores.

Invista em uma boa solução ERP

Até aqui falamos da importância de utilizar os dados gerados pela empresa a favor dela mesma. E para que isso seja possível, uma ótima opção é contar com uma solução ERP capaz de integrar, de maneira inteligente e eficaz todas as áreas do negócio, como vendas, materiais, finanças, produção, custos, RH e controladoria.

Oferecido pela YNOS, o sistema ERP Radar Empresarial torna possível essa integração, adaptando-se às necessidades e à realidade da sua empresa. Com o grande volume de informações geradas diariamente pelo seu negócio, essa solução unifica esses dados e simplifica o processo de análise, garantindo agilidade, controle e segurança às suas tomadas de decisões. Clique aqui para conhecer melhor o software e descobrir como ele pode ajudá-lo a fazer uma administração ainda mais eficiente!

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