software de gestão industrial

Como escolher o software de gestão industrial ideal?

Indústrias de qualquer porte e segmento geram um grande número de informações todos os dias. São dados sobre a linha de produção, as vendas, o fluxo de caixa e outros setores e processos que podem impactar a produtividade e a lucratividade da empresa. Mas como fazer o gerenciamento de tantas informações e conseguir eficiência? Uma das respostas é contar com um software de gestão industrial.

A partir da análise de informações sobre o próprio negócio e o mercado do segmento em que atua, essas ferramentas oferecem inúmeras facilidades para quem quer tomar decisões assertivas para o presente e para o futuro da empresa.

Assim, aquela história de preencher planilhas manualmente fica para trás, já que esses softwares reúnem as informações de todos os setores em um só lugar, tornando-os acessíveis a todos os colaboradores envolvidos nos processos da empresa.

Mas você conhece todas as vantagens dessas ferramentas para a gestão industrial e sabe como escolher a melhor solução para a sua empresa? Este é o assunto deste artigo, confira!

Entenda os benefícios de um software de gestão industrial

Todo gestor sabe que gerenciar um grande número de informações não é tarefa fácil. Neste sentido, um dos maiores benefícios dos softwares de gestão industrial é a possibilidade de agregar e atualizar as informações sobre diversos setores em um mesmo lugar, sem a necessidade de buscar esses dados em cada setor.

Assim, em um mesmo espaço, é possível encontrar informações sobre a área financeira, os índices relacionados à produção, custos e gestão de pessoas, por exemplo. Mas por que isso é importante?

Contar com a integração dos dados sempre atualizados em uma mesma ferramenta permite que o gestor possa analisar essas informações de forma integral, obtendo uma visão ampla e estratégica sobre todos os setores da empresa. O resultado disso é que as decisões sobre o negócio passam a ser mais assertivas!

Aliás, alguns desses softwares ainda contam com ferramentas de Business Intelligence (BI), uma solução que emite relatórios personalizados sobre as informações da empresa, oferecendo ainda mais suporte para a tomada de decisões.

Mas além da visão estratégica que possibilita entender o panorama geral da empresa e quais são seus próximos passos, os softwares para gestão industrial também são sinônimo de melhoria dos processos internos da empresa, gerando menos custos e mais lucratividade.

A integração entre os setores de logística, produção e vendas é um exemplo. Ao terminar a produção de um pedido, automaticamente o software reorganiza as informações sobre o estoque e autoriza a liberação do pedido para o setor de vendas, oferecendo mais praticidade a um processo que, sem essa solução, seria feito de forma manual e, consequentemente, com menos rapidez.

Como escolher o melhor software de gestão industrial

Não há dúvidas de que os softwares de gestão empresarial facilitam a rotina dos gestores, não é mesmo? Porém, essas ferramentas têm características diversas e o que funciona bem nos segmentos de comércio e serviços pode não render bons resultados na indústria, já que as demandas entre esses setores são diferentes. Por isso, é importante conhecer os aspectos que fazem de um software uma boa solução para a gestão industrial.

O primeiro passo para fazer essa escolha é analisar se o fornecedor do software oferece soluções específicas para a indústria e, em especial, para o setor de atuação da sua empresa. Isso porque indústrias de segmentos diferentes também têm demandas diversas.

Neste processo, procure saber também se a empresa fornecedora já trabalha com clientes com necessidades semelhantes às suas. Se sim, é um sinal de que ela pode oferecer a solução que você precisa para o seu negócio!

O software de gestão industrial também deve estar atualizado conforme as novas tecnologias e demandas da indústria. Não dá para contratar uma ferramenta que não ofereça a possibilidade de emitir uma nota fiscal eletrônica, por exemplo.

Outro ponto importante é verificar se o fornecedor oferece treinamento e suporte. Isso porque implementar uma nova ferramenta de gestão não é tarefa fácil e, durante esse processo, é preciso treinar os colaboradores e adaptar a rotina da empresa em relação ao novo sistema.

Por último, escolha um software de gestão industrial que contemple soluções para todas as áreas da sua empresa. Afinal, não adianta contar com uma ótima ferramenta de vendas, mas que não oferece nenhum benefício quando o assunto é o estoque ou a área financeira. Por isso, procure uma solução que integre todas essas áreas. Neste sentido, os softwares que contam com ferramentas de Business Intelligence também oferecem um diferencial positivo.

Pronto para escolher o melhor software para a sua indústria? Se sim, saiba que você pode contar com a YNOS, que oferece soluções completas para aperfeiçoar a gestão industrial do seu negócio! Entre em contato conosco e saiba mais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *