manter o estoque controlado

Entenda a importância e os benefícios de manter o estoque controlado

Manter o estoque controlado é fundamental para que uma empresa não perca dinheiro e consiga oferecer um serviço de qualidade aos seus clientes. Imagine como é ruim para a imagem de um negócio quando precisa deixar de realizar alguma venda por falta estoque. Ou, por outro lado, o prejuízo que é ficar com produtos que não saem e ficam encalhados.

E não para por aí. Controlar bem o estoque ainda permite ao gestor lidar melhor com outras atividades da empresa, como o planejamento das compras, a identificação de possíveis mudanças no perfil dos consumidores e a elaboração de estratégias de vendas.

A importância de manter o estoque controlado

Para se fazer um controle de estoque eficiente, ser meticuloso e detalhista nunca é demais. É preciso saber exatamente a quantidade de produtos, pois somente assim será possível identificar o que está faltando, o que sai mais e o que está empacado. Dessa forma, o empresário terá condições de definir com clareza a melhor forma de atender suas demandas.

É bastante comum que os responsáveis pelo estoque precisem lidar periodicamente com as quebras de produtos. No entanto, manter um controle de forma regular ajudará a diminuir os prejuízos. Com um relatório diário, por exemplo, se torna mais fácil a identificação de produtos danificados ou vencidos, por exemplo.

Além disso, planejar as compras só é possível a partir de um conhecimento minucioso do estoque. Fatores como a sazonalidade e a disponibilidade dos fornecedores impactam no planejamento, é verdade, porém, no momento em que está tudo equilibrado e o empresário sabe exatamente com quais produtos conta, as coisas ficam bem mais fáceis.

Os relatórios gerados pelo controle de estoque permitem também que seja possível identificar a queda ou o aumento na procura de determinados itens, o que pode indicar uma mudança no perfil dos consumidores. Se uma mercadoria que saía bastante passou a ficar parada no estoque, pode ser que tenha chegado a hora de investir em algo diferente ou mesmo pensar na renovação do portfólio.

Uma outra saída para produtos encalhados podem ser as promoções. Vender itens com pouca saída por preços mais baixos pode ajudar a liberar espaço no estoque para a compra e o armazenamento de outros produtos que estejam com mais procura naquele momento. Além de ajudar no equilíbrio do estoque, as promoções podem dar mais visibilidade à sua empresa e atrair novos clientes.

Os benefícios de manter o estoque controlado

Com um estoque bem organizado, a empresa se torna mais eficiente. Não há a necessidade de pedir aos funcionários para vasculharem arquivos, planilhas e e-mails ou correrem para o depósito cada vez que surgir uma questão sobre os inventários e os produtos. Assim, sobre tempo para que os profissionais se concentrem em tarefas mais valiosas para o futuro do negócio.

Como já adiantamos, um estoque desorganizado pode fazer com que vendas sejam perdidas. Um funcionário pode dizer que determinado produto está fora de estoque quando não está — e vice-versa. Ou ainda pior, um cliente pode ser orientado a se dirigir a uma outra loja da rede, onde encontrará o produto que procura. Mas, chegando lá, o item está indisponível. Isso gera bastante frustração e é possível que o cliente nunca mais volte a nenhuma das empresas.

Manter o estoque equilibrado vai melhorar ainda o seu relacionamento com os fornecedores. A partir do momento que você sabe do que precisa, fica muito mais fácil fazer as encomendas em tempo hábil, o que permite inclusive negociar melhores preços e qualidade nas entregas. Consequentemente, isso permitirá que você consiga cumprir melhor seus prazos com clientes, o que vai assegurar sua fidelização e garantir mais vendas.

Mas sabemos que manter o estoque controlado não é uma tarefa simples, ainda mais se os responsáveis por ele precisam fazer tudo manualmente. A boa notícia é que é possível tornar toda a administração mais simples e precisa por meio de um sistema de gestão integrada como o ERP Radar Empresarial.

Na parte voltada para a gestão logística de materiais, por exemplo, o software tem ferramentas para integrar processos de controle e gestão de estoques e compras, como armazenagem, inventário, ordens de compras, recebimentos e registros de entradas. São atividades que otimizam o seu tempo e permitem que você administre o seu empreendimento com mais qualidade. E o melhor: de ponta a ponta.

Para conhecer melhor a solução, entre em contato conosco! Nossa equipe está disponível para apresentar todas as funcionalidades do sistema e auxiliar no seu controle de estoque.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *