Entenda a importância da gestão de vendas para a sustentabilidade da empresa

De todos os pilares que contribuem para o sucesso de um negócio, a gestão de vendas, sem dúvidas, ocupa uma posição especial, tanto pelo nível de complexidade do setor e o cuidado que ele exige quanto pelo fato de que é um dos grandes responsáveis por garantir a sustentabilidade de qualquer empresa.

Basta imaginar um empreendimento com equipamentos de ponta, equipes qualificadas, lista ampla de fornecedores e nicho de mercado próspero, mas com uma gestão de vendas desorganizada e ineficiente. Não é nada promissor, não é mesmo? Afinal, é o setor de vendas que garante que o produto seja comercializado da melhor forma para o negócio e, assim, se transforme em capital!

É por isso que a gestão de vendas abrange uma série de ações estratégicas, cujo objetivo é obter uma evolução constante da marca. Porém, esse trabalho exige um planejamento consistente e o envolvimento de todas as áreas da empresa. Nesse sentido, acompanhar o processo produtivo, os níveis do estoque e contar com soluções que sejam capazes de fornecer uma série de informações relevantes sobre o produto é o melhor caminho.

E é justamente pensando em como ajudar o gestor a conhecer um pouco melhor o passo a passo que faz da gestão de vendas uma engrenagem tão importante para as empresas que vamos explorar cada um dos principais pontos em que essa gestão é baseada! Vamos lá?

A importância de conhecer o cliente

Se vamos falar em uma gestão de vendas eficiente, é preciso que se tenha em mente a importância de conhecer muito bem o mercado em que a sua marca está inserida. Afinal, para promover boas práticas de atendimento e ajudar na elaboração de propostas atraentes, a melhor alternativa é conhecer bem o seu público-alvo.

Para isso, vale fazer uma pesquisa com o objetivo de compreender e traçar o perfil dos seus consumidores e ouvir o que cada um deles deseja. É preciso entender quem é o cliente, quais são suas necessidades e como o seu produto pode ajudá-lo. Assim, sua equipe de vendas terá muito mais segurança e flexibilidade na hora de apresentar seus produtos.

Além disso, lembre-se de sempre investir na qualificação dos funcionários, pois eles são parte fundamental no trabalho de divulgar a empresa, antecipar os desejos e atender às expectativas do cliente dentro das possibilidades do negócio.

O papel da gestão de vendas na precificação

Se você estiver se perguntando qual a importância de investir na criação de um relacionamento próximo com o seu cliente, saiba que essa prática impacta diretamente na definição do preço de venda do seu produto. Afinal, praticar um preço que se ajusta ao bolso do consumidor é uma das razões que pode fazer com que ele compre da sua marca.

Acertar na precificação é também uma forma de dizer ao mercado a que tipo de público sua empresa é voltada e de saber até que ponto é possível flexibilizar o valor sem comprometer a competitividade do negócio. E, claro, uma gestão de vendas eficiente também é capaz de sinalizar com antecedência a necessidade de ajustar os preços em caso de prejuízo, queda nas vendas ou aumento inesperado no custo da matéria-prima.

Falando nisso, conhecer o setor comercial, suas ações, estratégias e estimativas de desempenho é fundamental para a elaborar o orçamento, que é a ferramenta que ajuda a prever e controlar o futuro das finanças da empresa. Para auxiliar você a fazer o planejamento orçamentário do seu negócio, disponibilizamos um material especial com dicas e informações úteis. Clica na imagem abaixo e faça o download gratuito:

Planejamento orçamentário

Monitorando as metas de vendas

O que não se mede, não se gerencia, não é verdade? E com a gestão de vendas não é diferente. É preciso acompanhar os dados de perto, pois só assim é possível analisá-los e garantir que os resultados e as metas estão sendo alcançados.

Isso porque apenas a partir de um monitoramento eficaz é possível criar avaliações, desde as mais segmentadas até as mais amplas. Ao mesmo tempo, essa é uma ferramenta que ajuda a traçar estratégias específicas, abrindo espaço para que os gestores consigam desenvolver um planejamento mais flexível e compatível com as necessidades do negócio.

Mas não é segredo que acompanhar e monitorar esse verdadeiro caminhão de dados pode ser uma tarefa complexa, especialmente se a sua empresa ainda não conta com uma solução automatizada para simplificar e compilar todas essas informações.

Tecnologia na vanguarda da gestão de vendas

A boa notícia é que o mercado já oferece uma grande variedade de soluções para auxiliar as empresas nas mais diversas áreas, inclusive na gestão de vendas. É o caso do ERP Radar Empresarial, cuja solução de de gestão de vendas e comercial integra os setores, os processos e os controles de pré-vendas, metas, orçamentos, pedidos, relacionamento com clientes, representantes, despacho, logística de entrega e distribuição e faturamento para empresas com atividade comercial de varejo, distribuição, atacado, industrial e prestação de serviços.

As soluções da área de vendas contemplam processos administrativos e de controle que seguem as melhores práticas de mercado com integração real e imediata com as áreas de materiais, finanças e controladoria, permitindo aos gestores uma visão panorâmica sobre os negócios da empresa no ato em que eles ocorrem, sem retrabalhos.

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