De ponta a ponta: entenda as vantagens do ERP nos processos da sua empresa

Hoje em dia, é difícil encontrar algum gestor que não reconheça as vantagens do ERP para as empresas. Do inglês Enterprise Resource Planning, esse tipo de sistema de gestão empresarial já é parte da rotina em diversos segmentos de atuação, principalmente se considerarmos que ele descomplica o dia a dia dos empreendedores e ajuda a centralizar o controle do negócio. Embora contar com um ERP traga diversos benefícios, a integração dos processos acaba sendo um dos grandes atrativos dessa ferramenta.

Isso porque ela permite que as informações geradas em cada departamento sejam compartilhadas com toda a empresa, possibilitando, assim, que os processos sejam mais eficientes. Na prática, cria-se um modelo de operações em que é muito mais fácil identificar as oportunidades de investimento e diminuir os erros, os índices de ociosidade e de retrabalho e, é claro, reduzir os custos, tudo por meio de uma gestão mais automatizada.

Desse modo, um ERP abre as portas para melhorias bastante significativas nos processos, na segurança e na confiabilidade dos resultados, inclusive, tornando as organizações muito mais competitivas. Isso sem falar que há sistemas que podem ser personalizados conforme as necessidades do negócio.

Mas, afinal, como funciona um ERP?

O ERP é um sistema de gestão empresarial que permite administrar toda a rotina de uma companhia a partir da automação gerencial, uma vez que recebe e concentra os dados da empresa em um só lugar, o que permite que eles sejam analisados com mais facilidade e transformados em informações úteis para os gestores. Justamente por isso, é uma solução que se populariza a cada dia mais no mercado, ganhando pontos principalmente por fornecer um excelente apoio para a tomada de decisão, já que proporciona uma visão global do empreendimento.

Isso porque, com o suporte dessa ferramenta, é possível fazer o monitoramento de resultados, a administração de custos operacionais, a gestão do relacionamento com os clientes e o controle contábil, por exemplo, em uma só plataforma, que compila e permite que todos aqueles dados gerados diariamente pela empresa sejam analisados com mais facilidade pelas equipes.

Esse software se encarrega de descomplicar os dados, apresentando as informações aos gestores em forma de relatórios, gráficos intuitivos, indicadores dinâmicos e outras opções que facilitam tanto a visualização quanto sua utilização na hora de planejar o negócio e tomar decisões. Tudo, claro, com mais segurança, visto que boa parte dos processos manuais acaba sendo eliminada. Inclusive, é por isso que o ERP também pode funcionar em módulos, pois cada departamento acaba exigindo do sistema algumas funções específicas.

Então, para garantir que as informações coletadas pela solução sejam cruzadas de forma eficiente, é comum que esses módulos sejam organizados em vendas, finanças, materiais, produção, custos, serviços, controladoria, RH, GED, BI e qualidade. Lembrando que, embora cada módulo seja capaz de operar de forma independente, isso não impede que todos os dados sejam reunidos e integrados em relatórios completos mais tarde.

As vantagens do ERP para as empresas

E já que o assunto é integração, é importante destacar que entre as grandes vantagens do ERP nas empresas está a facilidade no acesso às informações. Por exemplo, quando você precisa recuperar dados do negócio, você tem facilidade para encontrá-los? Dados de clientes e históricos de vendas estão no mesmo lugar? E os contratos e seus respectivos vencimentos? Lembrando que ter essas informações salvas em locais diferentes, umas impressas e outras online, ou centralizadas em pessoas, pode ser um grande problema para a gestão do seu negócio.

Tudo isso muda com o sistema ERP, que além de reunir essas informações, é capaz de integrá-las e deixá-las disponíveis de forma prática e segura. Assim, o empreendedor tem em mãos análises estratégicas com base nos dados registrados no sistema. Além, é claro, da óbvia economia de espaço quando os arquivos de papel são substituídos por suas versões digitais, não é mesmo?

Outro exemplo bastante comum dos benefícios de um ERP nas empresas é a integração entre estoque e vendas. Basta imaginar que, com o suporte do software, a baixa no estoque é dada automaticamente quando um produto é vendido. Isso evita o clássico problema de você acreditar que há uma determinada quantidade do produtos no estoque e encontrar um número diferente daquele que estava no seu registro.

Assim, o trabalho fica mais fácil, mais rápido e com menos riscos para o negócio. Afinal, todos os detalhes do balanço e do inventário ficam disponíveis em tempo real, tornando o acesso às informações também muito mais prático. Você consegue saber quando os níveis do seu estoque estão baixos e é preciso acelerar a produção e, ao mesmo tempo, quando as vendas estão ruins e é necessário planejar ações para escoar os produtos.

Com a combinação desses diferentes módulos — e de acordo com as características de cada empreendimento —, toda a organização é capaz de atuar sob as mesmas diretrizes. Isso sem contar que existem muitas soluções assim que contam ainda com funcionalidades específicas para alguns setores, como indústria, varejo, atacado e contábil, o que facilita e agiliza a comunicação interna e torna mais ágeis as tomadas de decisões.

É por isso que a integração entre os diferentes setores, bem como a combinação com outras ferramentas, acabam transformando o ERP em um poderoso aliado dos gestores, essencial para saber se os esforços estão levando a empresa pelo caminho certo e se as ações estão, de fato, sendo convertidas em resultados.

Encontre o ERP certo para o seu negócio

Você já deve ter percebido que um sistema ERP pode ajudar a garantir resultados expressivos para a gestão e o crescimento dos negócios, não é verdade? Principalmente quando falamos da realidade brasileira, em que as obrigações fiscais são muitas e o mercado é extremamente competitivo. Aqui no Brasil, o empreendedor que precisa fazer toda a gestão de forma manual acaba não encontrando tempo para pensar na empresa de forma estratégica.

E então, ficou interessado na solução? Talvez seja a hora de fazer uma avaliação das necessidades do seu negócio e procurar um ERP que se encaixe na sua rotina! Não se esqueça que a YNOS pode ajudá-lo a lidar com esse desafio, pois oferece o ERP Radar Empresarial, desenvolvido por uma equipe experiente, inteligente e criativa da WK Sistemas.

Se você gostou do nosso panorama sobre as funcionalidades de um bom ERP e quer implementar essa ferramenta no seu negócio, fale com a gente! Temos sempre uma equipe à disposição para tirar todas as suas dúvidas e mostrar como nosso sistema pode ajudar a sua empresa a crescer cada dia mais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *