A importância da contabilidade para prestadoras de serviços

Um dos principais motivos que levam um prestador de serviços a optar pela informalidade é a ideia de que, ao não regularizar o negócio, deixa-se de pagar impostos, taxas e outras obrigatoriedades. O problema é que isso prejudica a viabilidade da empresa. Por isso, se você não quer que a sua iniciativa tenha vida curta e ao mesmo tempo não quer deixar grande parte dos seus esforços para o Fisco, então, precisa entender a importância da contabilidade para prestadores de serviços.

A própria contabilidade é vista como um gasto desnecessário para muitos empreendedores. A realidade, porém, é que ela é uma verdadeira aliada no desenvolvimento estratégico e qualificado da sua empresa. E tudo começa com a escolha do regime tributário, uma decisão que, se não for feita adequadamente, pode destinar mais dinheiro do que o necessário ao pagamento de impostos.

Para você ter uma ideia, veja só este caso: uma empresa que faturou em determinado mês R$ 20 mil na informalidade teria que pagar 27,5% do Imposto de Renda da Pessoa Física. Como não há um CNPJ para tributação da Pessoa Jurídica que arrecadou essa quantia, o proprietário teria que arcar com esse custo como se fosse um ganho pessoal. Ou seja, ele perdeu a oportunidade de pagar um imposto bem inferior caso o negócio estivesse enquadrado no Simples Nacional, por exemplo.

Agora, se ele optasse por não declarar esses ganhos, teria um problema duplo. Afinal, sonegação fiscal é crime e, dependendo do entendimento, poderia haver uma punição pelo fato de a empresa prestar serviços irregularmente e outra pelo não pagamento do Imposto de Renda. Quer dizer, seria necessário contratar um advogado e pagar as custas do processo para impedir que o trabalho fosse interrompido.

Então, o melhor a se fazer em toda essa história é contar com o auxílio de uma contabilidade especializada ou de um profissional da contabilidade para, antes de qualquer ação, regularizar a sua empresa e, em seguida, permitir que ela atue da maneira mais otimizada possível em relação ao aspecto econômico.

Como a contabilidade para prestadores de serviços atua

Como adiantamos, a primeira ação de uma contabilidade para prestadores de serviços é a definição ou a adequação ao melhor regime tributário, que pode ser o Simples, o Lucro Real ou o Lucro Presumido. Tudo vai depender do tipo de serviço que você presta, do faturamento e de outras variáveis estratégicas.

Essa definição vai dizer quais impostos o seu negócio terá que pagar. Normalmente, uma empresa precisa arcar com os custos do Imposto de Renda da Pessoa Jurídica (IRPJ), do Programa de Integração Social (PIS), da Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins), da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL), do Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISS), do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) e contribuições previdenciárias. Entender quais deles são obrigatórios para a sua atividade é tarefa do contador.

Quer dizer, além de definir o regime tributário mais adequado para que o seu negócio economize com impostos, a contabilidade para prestadores de serviços tem a função de indicar quais desses tributos realmente precisam ser pagos, porque isso varia de acordo com o trabalho realizado e conforme o estado em que a sua empresa está instalada.

A alíquota do ISS, por exemplo, pode variar de 2% a 5%. Ainda que pareça pouco, essa diferença pode representar um valor bem importante no seu caixa.

Benefícios da contabilidade para o prestador de serviços

Por mais que grande parte da atuação da contabilidade para prestadores de serviços possa ser resumida nas ações relacionadas a tributos, essa assessoria também pode ter papel fundamental no planejamento estratégico do negócio.

A contabilidade estratégica utiliza as informações sobre estrutura de custos, cálculo de impostos e cumprimento das regulamentações para executar ações mais estratégicas e inteligentes. Elas envolvem o desenvolvimento de táticas das operações futuras, a adequação no uso dos recursos, a precificação e a avaliação do desempenho.

Para ficar mais claro, podemos dizer que uma boa contabilidade estratégica atua na coleta, no registro e na análise de dados patrimoniais e financeiros, transformando tudo isso em resultados. Isso acontece porque, por meio desse conjunto de informações, você pode ter mais embasamento na hora de tomar as decisões, definir preços e estabelecer outras ações para a empresa.

Com números vindos de cálculos simples, anotados em cadernetas, e decisões tomadas a partir de uma percepção apenas parcial do seu negócio, muitas resoluções podem levar a um contexto diferente do pretendido. Com a contabilidade, a sua empresa tem fundamentos mais sólidos para que todo o planejamento seja feito com mais segurança e conhecimento real da situação e das necessidades corporativas.

Enfim, ter uma contabilidade para prestadores de serviços significa ter um planejamento empresarial mais bem elaborado, baseado em informações confiáveis e considerando todas as obrigações do negócio. Além disso, mantém a sua empresa na legalidade, dá acesso a linhas de crédito bancárias, organiza o pagamento de tributos de forma otimizada e correta e ainda contribui para a eficácia das ações a serem desempenhadas.

Mas, claro, para que tudo seja feito de maneira completa e estruturada, é importante ter acesso a um sistema que dê suporte a todo esse trabalho. É o caso do módulo Controladoria do ERP Radar Empresarial, desenvolvido pela WK Sistemas e oferecido pela YNOS.

Com ele, você tem acesso de forma integrada a uma solução completa para compliance fiscal e contábil que atende os módulos Sped, incluindo Sped Contábil, Sped Fiscal, EFD-Reinf, EFD IRPJ, ECF, apuração de impostos e as mais diversas obrigações acessórias.

A solução contempla ainda ferramentas que garantem o atendimento das normas internacionais de contabilidade (IFRS) de maneira facilitada, sem demandar retrabalhos ou ajustes manuais, incluindo AVP, DFC, comparabilidade, neutralidade tributária, ajuste patrimonial e nota explicativa.

Para conhecer melhor as características dessa solução e tirar todas as dúvidas sobre os benefícios da contabilidade para prestadores de serviços, entre em contato com a gente! Temos uma equipe de especialistas sempre a postos para ajudar você.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *