Confiança nos negócios: confira 4 dicas importantes para ser bem-sucedido

No ambiente empresarial, profissionais que transmitem confiança nos negócios prosperam não só por conta da boa comunicação, mas também porque são capazes de conquistar e influenciar positivamente o ambiente ao seu redor, lidar com situações adversas e contornar as tão temidas “saias justas”.

Hoje em dia, a maneira como você vende é muito mais importante do que o que você vende – e a eficácia de como faz isso é determinada principalmente pela sua credibilidade diante dos seus clientes. Isso quer dizer que, independentemente de estar vendendo um produto, um serviço, uma ideia ou, quem sabe, uma parceria, é importante sustentar uma postura que transmita e inspire confiança.

Confira 4 dicas para transmitir e inspirar confiança nos negócios

Confiança é a base de qualquer relacionamento, especialmente os profissionais. Afinal, um empreendedor só faz negócios com quem o conhece e confia nele. Entretanto, quando falamos em conquistar essa confiança, é fundamental deixar a insegurança de lado e contar com uma boa dose de jogo de cintura, mesmo nas situações mais difíceis. Saiba como:

1 – Antes de reuniões, conheça sua audiência

Negociar com possíveis clientes, apresentar a solução da sua empresa ou conquistar um investidor de grande porte para a sua ideia: em todas essas situações, a confiança do empreendedor é determinante para o desfecho. É preciso ter em mente que, aqui, estamos falando de investimento, dinheiro, capital. E ninguém aplica dinheiro em um projeto no qual não confia.

Mas como driblar aquele nervosismo que aparece antes de fazer uma apresentação ou participar de uma reunião dessas? Uma boa dica é conhecer a sua audiência e adaptar-se a ela. Saber quem são as pessoas que vão dividir o ambiente com você, como elas trabalham, quais são suas preferências e como elas negociam com antecedência pode ajudá-lo a antecipar os possíveis desdobramentos.

E quando alguém é capaz de antecipar os rumos de uma reunião, conduzi-la fica muito mais fácil. Uma vez no comando da situação, o empresário pode direcionar o foco e apresentar suas propostas, benefícios e pontos positivos com a tranquilidade de saber que conta com a total atenção da audiência.

2 – Busque grupos com objetivos semelhantes

Não há dúvidas de que o trabalho em equipe é uma ferramenta poderosa no empreendedorismo. Mas, por vezes, a simples convivência com grupos de que compartilham objetivos semelhantes pode se revelar uma carta poderosa. A própria rotina de trocar ideias, dúvidas e cases já pode contribuir muito para aumentar sua autoconfiança, e isso com certeza vai refletir no modo como você encara os negócios.

Vale procurar por grupos de empreendedores de sua área pelo Linkedin, Facebook e outras redes sociais. Quem sabe participar, inclusive, daqueles grupos que realizam encontros mensais? Não deixe de trocar ideias com colegas e outros empresários sobre problemas em comum. Afinal, duas cabeças pensam melhor do que uma, certo?

Muitas pessoas desses círculos podem estar passando, ou já ter passado, pelo mesmo que você e podem contribuir com apoio e recomendações. Além disso, quando o empresário conta com uma estrutura de suporte composta por semelhantes, é natural que desenvolva muito mais confiança na hora de vender e de conhecer o próprio negócio, uma vez que fica mais fácil identificar os diferenciais que pode oferecer.

3 – Atenção com a postura e o bom humor

Essa dica vale tanto para o relacionamento entre a sua empresa e os possíveis investidores e clientes quanto para a sua rotina junto aos seus colaboradores. Isso porque, em qualquer relação, a comunicação é sempre a melhor das pontes. O problema é que muitas pessoas esquecem que boa parte desse processo acontece por meio da postura que se adota no dia a dia.

Braços cruzados, cara fechada e comportamento ácido podem fechar mais portas do que um bom produto é capaz de abrir. Aqui, vale pedir ajuda de colegas, sócios e pares para trabalhar e desenvolver esses aspectos. É claro que o empresário não precisa forçar sorrisos, abraços ou interações, mas trabalhar a paciência e a habilidade de escutar os funcionários e clientes com respeito pode aumentar muito a confiança nos negócios por parte de todos os envolvidos.

E uma boa dica é apostar no bom humor! Lembre-se que essa característica é eficiente não somente para controlar o nervosismo e conseguir retomar o controle da situações delicadas, mas também para cativar aqueles clientes e investidores mais relutantes, além de criar um clima leve e descontraído em ambientes em que isso pode fazer toda a diferença.

4 – Temet Nosce

Cunhada e difundida em todo o mundo por ninguém menos do que Sócrates, a expressão temet nosce é o equivalente em grego para conheça-te a ti mesmo. E no mundo dos negócios, sua aplicação é literal: antes de conhecer concorrentes, investidores e clientes, o empreendedor precisa conhecer muito bem o próprio negócio.

Sem esse conhecimento, corre o risco de criar expectativas que não podem ser atendidas, vender soluções que não existem e prometer resultados que não podem ser alcançados. Não esqueça que, em um mercado cada vez mais competitivo, esse é o tipo de tropeço capaz de murchar a maior das moedas de troca que uma empresa possui: sua credibilidade.

Por isso é tão importante ter os dados do negócio sempre em mãos e estar com tudo sob controle para qualquer situação. Por exemplo: se um investidor perguntar sobre os rendimentos da sua empresa, você poderá informar os valores e datas com precisão. Assim, além de facilitar a negociação, o fato de estar a par de tudo o que acontece no seu empreendimento transmite mais confiança, pois as pessoas terão certeza do você está fazendo.

E uma ótima dica aqui é que a YNOS oferece um software de gestão capaz de proporcionar isso e muito mais aos seus clientes. Com o ERP Radar Empresarial, solução desenvolvida pela WK Sistemas, você tem acesso a diversos relatórios de controle que podem ser acessados a qualquer momento e de qualquer lugar.

Completo, o sistema integra de maneira inteligente todas as áreas da empresa e é adaptável às necessidades e à realidade de negócios de todos os portes e segmentos. Planejado para facilitar processos, maximizar resultados e minimizar os riscos, nosso ERP inova pela eficiência dos resultados, pela usabilidade das ferramentas e pela customização dos projetos. Desse modo, você se mantém sempre preparado para responder todos os tipos de questionamentos com muita segurança e propriedade do que está falando!

E então, gostou das dicas? Colocando-as em prática, com certeza vai ficar muito mais fácil transmitir e inspirar confiança nos negócios. Agora é só treinar e ficar preparado para mostrar que você é um empresário confiante e que sabe o que está fazendo! Se ficou com alguma dúvida ou quer ficar por dentro de todas as facilidades que a nossa solução oferece, entre em contato com a nossa equipe!

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