Investimentos financeiros para empresas

Veja como fazer investimentos financeiros para empresas da forma correta

Quando falamos do crescimento de um negócio, nem sempre estamos falando da ampliação da infraestrutura ou do desenvolvimento de um novo produto. Podemos estar nos referindo aos investimentos financeiros para empresas, que são basicamente a aplicação do dinheiro da empresa para aumentar a renda, como fazem as pessoas físicas.

Fazer aplicações financeiras é uma maneira de garantir mais lucro para o negócio ou, ainda, de deixar o caixa equilibrado quando as finanças estão no vermelho. Porém, o empresário precisa tomar alguns cuidados para não cair nas armadilhas do mercado. Por isso, no texto de hoje, separamos algumas dicas fundamentais para quem quer fazer investimentos financeiros para empresas.

Continue lendo “Veja como fazer investimentos financeiros para empresas da forma correta”

Orçamento empresarial

Orçamento empresarial: ferramenta essencial para um planejamento eficiente

Como diria o filósofo, planejar é preciso! Bem, não foi exatamente isso o que ele disse, mas sem um bom planejamento, não seria possível nem mesmo navegar, certo? Afinal, é ele que vai facilitar as tomadas de decisões, estabelecer metas e direcionar a empresa para o sucesso. Entre as ferramentas essenciais para um planejamento eficiente está o orçamento empresarial.

Este plano financeiro é o documento que vai prever todas as receitas e despesas da empresa ao longo de um período determinado, normalmente de um ano. Um fator importante que deve ser considerado é que essa previsão não pode se basear somente no histórico do negócio, mas também fazer uma análise objetiva das possibilidades do que pode acontecer no futuro.

Continue lendo “Orçamento empresarial: ferramenta essencial para um planejamento eficiente”

Lei da liberdade econômica

Entenda as principais mudanças trazidas pela lei da Liberdade Econômica

Em vigor desde 20 de setembro de 2019, a Lei da Liberdade Econômica (Lei 13.874) foi criada com o objetivo de reduzir a burocracia para o desenvolvimento das atividades econômicas, especialmente de micro e pequenas empresas. Com ela, o governo pretende aumentar o número de empregos nos próximos anos e fazer a economia crescer.

Siga com a gente e entenda as principais mudanças que essa lei trouxe e que podem impactar o seu negócio.

Continue lendo “Entenda as principais mudanças trazidas pela lei da Liberdade Econômica”

Nota fiscal eletrônica

[E-book] Nota fiscal eletrônica: um documento essencial para as empresas

Se existe um país no mundo que sabe como arrecadar e fiscalizar tributos é o Brasil. E os processos começaram a ficar ainda mais organizados com a chegada da nota fiscal eletrônica, a partir de 2006. Trazendo com ela uma leva de benefícios, tanto para as empresas quanto para os consumidores, esse documento fiscal foi sendo aprimorado ao longo dos anos e ganhando versões para atender aos diversos tipos de comércios.

No entanto, por mais que faça parte do dia a dia, sabemos que a nota fiscal é algo que gera dúvidas, especialmente naqueles empresários que estão começando. Então, para mostrar a você como ela funciona e esclarecer alguns pontos sobre o credenciamento para emiti-la, a emissão propriamente dita, além de outras ações, como cancelamento e correção, elaboramos o e-book NF-e: um documento fundamental para as empresas.

Continue lendo “[E-book] Nota fiscal eletrônica: um documento essencial para as empresas”

Simplificação do eSocial

Simplificação do eSocial: quais são as primeiras mudanças previstas

Desde que o novo governo tomou posse, em janeiro de 2019, há diversos rumores sobre mudanças em regras e normas que já estão estabelecidas. Algumas delas foram oficializadas em 20 de setembro com a publicação no Diário Oficial da União da Lei 13.874 (Declaração de Direitos de Liberdade Econômica), como a simplificação do eSocial.

No início, falou-se na extinção da escrituração digital das obrigações fiscais, previdenciárias e trabalhistas. Na verdade, o que vai acontecer é a exclusão do leiaute de vários campos, grupos e eventos, simplificando, assim, o cumprimento da obrigação. Porém, as alterações previstas precisam de tempo e recursos para a implementação, tanto da parte do governo quanto das empresas que já usam o sistema.

Continue lendo “Simplificação do eSocial: quais são as primeiras mudanças previstas”

Governança corporativa

Governança corporativa: por que implantar essa ferramenta no seu negócio

Geralmente, uma grande descoberta, inovação ou mudança surge após um problema que afetou dezenas de pessoas. Com a governança corporativa não foi diferente. Sua base, que tem a ética como ponto principal, começou a ser discutida após grandes escândalos financeiros, especialmente nos Estados Unidos.

Um dos principais casos, e talvez o primeiro que colocou a ética em foco, foi da petroleira Texaco. Em uma manobra legal, seus dirigentes recompraram ações para evitar que um acionista minoritário as adquirisse. Isso causou uma alta enorme no valor dos papéis e, apesar de ser um boa notícia, um dos maiores investidores da Texaco, o fundo de pensão CalPERS, não achou certo e disse que as outras empresas do seu portfólio de investimentos não deveriam fazer o mesmo. O fundo esperava, inclusive, que elas adotassem boas práticas que resguardassem o direito dos acionistas.

Continue lendo “Governança corporativa: por que implantar essa ferramenta no seu negócio”

Planejamento estratégico eficiente

Planejamento estratégico eficiente: o que não deixar de lado nessa atividade

O dia a dia de um negócio não é fácil, sabemos disso. Muitas vezes, para simplificar o planejamento, os empresários acabam dividindo a empresa em áreas distintas. Claro que essa forma de organizar e gerenciar as ações não é errada, porém, é preciso que haja uma sintonia entre os setores, para que suas atividades se complementem e tudo possa funcionar como uma engrenagem. É aqui que entra o planejamento estratégico eficiente.

Essa ferramenta pode ser considerada a base da gestão empresarial, pois é nela que estarão definidos os objetivos da empresa, suas metas e onde ela quer chegar. Por isso, no artigo de hoje, vamos mostrar a importância de ter um planejamento estratégico eficiente e o que não pode faltar em sua estrutura.

Continue lendo “Planejamento estratégico eficiente: o que não deixar de lado nessa atividade”

Entenda a importância da manutenção industrial como ação estratégica

Ainda há, dentro das indústrias, um certo desconhecimento sobre a manutenção industrial, o que leva muitos gestores a subestimarem o valor da revisão e preservação dos equipamentos no dia a dia de uma fábrica. Muita vezes, inclusive, ela é considerada apenas como mais uma despesa, e não como um investimento.

Porém, a manutenção industrial não só é um investimento, como deve ser tratada como uma ação estratégica pela empresa, pois ela traz diversos benefícios aos negócios, como a redução de custos e previsibilidade na produção. Vamos entender melhor qual a importância dessa atividade e como ela pode ser feita na sua indústria?

Continue lendo “Entenda a importância da manutenção industrial como ação estratégica”