Pitch de sucesso

Pitch de sucesso: saiba como tornar a sua empresa uma realidade

A ideia está lá e você está convencido de que tem tudo para ser um sucesso. A fase para ajustes, planejamentos, questionamentos, cálculos e projeções já passou. Em resumo, no papel, a sua empresa já existe e tem um potencial incrível. Mas falta o principal: os recursos para tornar tudo isso realidade. Fim do sonho? Não mesmo! Neste artigo, listamos orientações indispensáveis para montar um pitch de sucesso e conquistar investidores para o seu negócio.

Mas o que mesmo viria a ser um pitch? Bom, nem todo mundo está familiarizado com essa palavra moderninha. Porém, isso não quer dizer que ela é um bicho de sete cabeças. Um pitch é uma apresentação sucinta das características e do potencial da sua empresa para convencer investidores a custearem a concretização do seu projeto.

Se você é alguém ligado em programas de TV para empresários, já deve ter ouvido falar no Shark Tank, que também tem sua versão brasileira. Nele, pessoas apresentam seus negócios a megaempresários brasileiros que estão dispostos a investirem em boas ideias. Essa apresentação é o pitch.

Como montar um pitch de sucesso

Por se tratar de uma apresentação curta, com tempo limitado e que precisa chamar a atenção, é interessante que o empresário siga algumas regrinhas para o montar o seu pitch. Dessa forma, ele garante que vai falar tudo o que precisa, aumentando as chances de despertar o interesse de algum investidor.

Confira o roteiro que montamos para você elaborar o seu próprio pitch de sucesso:

1 – Mostre o problema que sua empresa irá resolver

Da forma mais direta possível, diga qual lacuna no mercado você pretende preencher com seu produto ou serviço e que não é bem resolvida pelas principais empresas da área. Aqui é a hora de informar o que será feito e para quem será feito.

2 – Explique a sua solução

Revele, sem muito detalhamento, como o problema levantado antes será resolvido pelo seu produto ou serviço. Se houver um protótipo para mostrar, melhor. Lembre-se de dizer qual é a inovação do que você propõe e quem garante o funcionamento da ideia.

3 – Apresente seus diferenciais

É essencial que você responda o que há de novo naquilo que você está oferecendo. O seu produto ou serviço precisa realmente atender uma necessidade verdadeira, a partir de uma ideia inovadora, lucrativa e escalável ― que possa ser reproduzida com baixo custo e alta rentabilidade. Ao apresentar, compare seu negócio sempre com os líderes de mercado.

4 – Faça a proposta de investimento

Para finalizar, faça o pedido do investimento e deixe claro para que ele será utilizado (expansão física, compra de equipamento, contratação de mão de obra, entre outros). É indispensável já ter a quantia exata que será necessária para fazer o que você quer. Essas informações transparecem segurança, planejamento e conhecimento do projeto.

Planejamento orçamentário

Outros itens para ficar atento

Além de estar atento à elaboração do seu pitch, é importante ficar de olho no cenário à sua volta e ao modo de montar a sua apresentação. Por isso:

  • Saiba fazer uma apresentação objetiva e positiva sobre você e, eventualmente, sobre as pessoas que são suas parceiras nesse projeto. O investidor precisa confiar na sua capacidade de tocar a ideia.
  • Fique atento à barreira de entrada. Ou seja, é fundamental que o seu negócio não seja facilmente copiável pelo mercado.
  • Não desista ao ouvir um não. Inclusive, ouvir essa palavra é bem comum. No entanto, ela deve servir como estímulo para não desistir e melhorar sua proposta sempre mais.

Ter todo o discurso pronto para qualquer oportunidade e para expor a sua ideia em qualquer lugar é fundamental para não perder nenhuma chance. Além disso, não se esqueça de agir sempre com naturalidade. E lembre-se: ninguém sabe melhor do seu projeto do que você mesmo!

Para fechar este nosso artigo sobre pitch, não podíamos deixar de falar sobre o apoio que a YNOS pode dar à sua empresa, esteja ela começando no mercado ou não. Oferecemos soluções de gestão que se encaixam às necessidades do seu negócio, desde a elaboração de orçamentos e projeções até a emissão de relatórios que vão indicar a real situação do seu empreendimento.

Para saber mais sobre as nossas soluções, acesse o site ou entre em contato com a nossa equipe. Temos um especialista sempre pronto para atendê-lo e tirar todas as suas dúvidas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *