Uso de smartphones nos negócios

Uso de smartphones nos negócios: confira as principais tendências

Se existe um objeto que faz parte do nosso dia a dia e faz uma falta danada quando é esquecido ou estraga é o smartphone. Nem parece que ele entrou na vida dos brasileiros há pouco mais de 10 anos ― acredite, é sério! Porém, mesmo com pequeno tempo de convivência, esse aparelho já alterou o comportamento das pessoas em várias áreas. Hoje, vamos falar sobre as mudanças causadas pelo uso de smartphones nos negócios.

Para você ter uma ideia, uma pesquisa do SPC Brasil apontou que 74% dos brasileiros utilizam o smartphone em pelo menos um dos passos do processo de compra. Isso significa que as pessoas usam o telefone para pesquisar produtos e serviços (32%), comparar preços (28%) e fazer pagamentos (14%). Além disso, 33% revelaram encarar o smartphone como principal ferramenta de compra na internet, utilizando-o para concluir todo o processo, desde a pesquisa até o pagamento.

Diante desses números, não dá para ignorar que o uso de smartphones nos negócios já é um processo em consolidação e que, por isso, as empresas precisam se adaptar para não ficar para trás. Para ajudar nessa adequação, levantamos os principais pontos de influência dessa tecnologia no jeito de fazer negócios. Assim, você vai conseguir ver o que ainda falta na sua empresa e focar naquilo que realmente trará melhores resultados.

Como fazer uso de smartphones nos negócios

Talvez você tenha dúvidas sobre a real necessidade de incorporar os smartphones no dia a dia do seu negócio, afinal, pode ser só uma modinha, não é mesmo? Não, não é só uma modinha, acredite. Daqui para a frente, a tendência é que esse telefone cheio de tecnologia alcance ainda mais terreno.

Só para ilustrar, a Fundação Getúlio Vargas divulgou, em abril de 2019, sua Pesquisa Anual de Administração e Uso de Tecnologia da Informação nas Empresas e, nela, mostrou que o número de celulares ativos no Brasil é de 230 milhões, 10 milhões a mais do que em 2018. E a perspectiva é que continue crescendo.

Como você pode ver, não tem como fugir dessa tecnologia. Por isso, a melhor maneira de continuar competitivo no mercado é conhecer as principais influências do smartphone no jeito de fazer negócio e se adaptar. Confira!

1 – Liberdade para trabalhar em qualquer lugar a qualquer hora

O mundo dos negócios está cada vez mais dinâmico e não há espaço para o desperdício de tempo. Então, quando você tem a possibilidade de resolver problemas durante um deslocamento ou de evitar uma segunda reunião porque está com todas as informações necessárias em mãos, as chances da sua empresa crescer são bem maiores.

Hoje, com um smartphone e conexão com a internet, você consegue checar e-mails, receber informações em tempo real, revisar planilhas online, fazer a contabilidade e até participar de uma reunião, por exemplo. É possível otimizar o tempo e resolver diversas questões que antes só poderiam ser feitas se você estivesse na sua mesa. Então, pense se não é o momento de incluir essa facilidade na rotina da sua empresa e melhorar a comunicação como um todo.

2 – O aproveitamento das redes sociais para atingir mais pessoas

Como você viu, o número de usuários de smartphones já é enorme e tende a crescer. Isso significa que, cada vez mais, as pessoas estarão ligadas aos seus telefones e, consequentemente, às redes sociais, que são alguns dos aplicativos mais usados. Então, por que não investir em marketing nessas redes para aumentar as vendas da sua empresa?

Estude o seu público-alvo. Veja quais são as redes que ele mais gosta, quais são seus assuntos de interesse, quem são os influenciadores que eles seguem e quais empresas mais admiram, por exemplo. A partir disso, você pode montar uma estratégia para divulgar seus produtos e serviços, que pode ir desde anúncios diretos do que você vende até dicas relacionadas à sua área de atuação.

3 – A utilização de aplicativos

Mesmo que nunca tenha usado, possivelmente você já ouviu falar em Uber, iFood ou Nubank, certo? Então, eles são os chamados aplicativos ou apps: softwares desenvolvidos para serem instalados em um dispositivo eletrônico móvel, como o smartphone. E existe aplicativo para tudo hoje em dia. Temos apps que vão da rede social ao banco, das vendas à gestão da empresa, da música à edição de notícias.

Isso significa que a sua empresa precisa ter um aplicativo? Não necessariamente. Como falamos, você precisa analisar se esse é um caminho que vai agregar valor ao negócio, tanto em relação ao atendimento do seu cliente quanto ao retorno financeiro. Essa é uma tendência forte, por isso é preciso ficar atento para não deixar o tempo passar demais e sua empresa ficar para trás.

Business intelligence

Conte com parceiros preparados para o futuro

Às vezes, não basta que você compreenda a importância da tecnologia e da inovação para fazer a sua empresa crescer. É preciso ter ao lado parceiros que compartilham da mesma visão e que possam auxiliá-lo na busca pelas melhores soluções, como a YNOS, um canal especializado em sistemas de gestão, que incluem aplicativos móveis que facilitam e agilizam a realização de negócios.

Desenvolvidos pela WK Sistemas, os apps permitem a autorização de pagamentos e compras e também o acesso a relatórios em tempo real. Com eles, você garante velocidade e praticidade nas negociações do dia a dia e ainda mostra que a sua empresa está atenta ao que há de mais moderno no mercado.

Quer saber mais sobre os aplicativos para gestão móvel que oferecemos? Então, entre em contato com a nossa equipe. Temos sempre um especialista a postos para atender você. E, claro, se ficou alguma dúvida ou quiser complementar o assunto de hoje com alguma informação, é só deixá-la ali nos comentários.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *