Planejamento estratégico eficiente

Planejamento estratégico eficiente: o que não deixar de lado nessa atividade

O dia a dia de um negócio não é fácil, sabemos disso. Muitas vezes, para simplificar o planejamento, os empresários acabam dividindo a empresa em áreas distintas. Claro que essa forma de organizar e gerenciar as ações não é errada, porém, é preciso que haja uma sintonia entre os setores, para que suas atividades se complementem e tudo possa funcionar como uma engrenagem. É aqui que entra o planejamento estratégico eficiente.

Essa ferramenta pode ser considerada a base da gestão empresarial, pois é nela que estarão definidos os objetivos da empresa, suas metas e onde ela quer chegar. Por isso, no artigo de hoje, vamos mostrar a importância de ter um planejamento estratégico eficiente e o que não pode faltar em sua estrutura.

Antes de partir para o conteúdo em si, queremos lembrar que planejar não é só para quem está iniciando um negócio. O planejamento é sempre um bom aliado para a tomada de decisões, independentemente do momento em que sua empresa se encontra. Então, se você ainda não aderiu a esta ferramenta, essa é uma boa oportunidade para colocar a mão na massa. Vamos lá!

Por que ter um planejamento estratégico eficiente?

Porque é nesse planejamento que você vai traçar o caminho que sua empresa precisa seguir para alcançar os objetivos estipulados e chegar onde desejou quando resolveu abri-la. Ele vai auxiliar na organização e no direcionamento das ações para que os objetivos e as metas sejam cumpridos no curto, médio e longo prazos.

De uma forma resumida, podemos dizer que o planejamento estratégico eficiente é o manual de uso de um negócio. E, justamente por isso, precisa ter alguns itens que são essenciais.

Itens fundamentais do planejamento estratégico eficiente

Para começar, é preciso identificar em qual realidade de mercado a sua empresa está inserida e como é o seu ambiente interno. Na avaliação do cenário externo, busque pelos fatores que podem influenciar o seu negócio, como as mudanças na economia, a atuação dos concorrentes e o comportamento do seu público-alvo. Também é importante ficar de olho na movimentação política, pois ela acaba influenciando o mercado.

Depois, analise o ambiente interno. Não há uma regra de por onde começar, o importante é não deixar nenhum aspecto de fora. Por isso, verifique as finanças, os recursos tecnológicos, a fabricação e a qualidade dos produtos, o comportamento dos funcionários, enfim, faça um levantamento da condição geral do negócio.

Gestão financeira na indústria

Agora que você já tem todas as informação em mãos, chegou a hora de dar os próximos passos. E é aqui que entram aqueles itens que são essenciais e não podem ser deixados de lado na elaboração de uma planejamento estratégico eficiente. Confira:

1 – Defina objetivos, metas e estratégias

Nesse item, o primeiro tópico deve ser o objetivo principal, que é onde você sonhou chegar quando abriu a sua empresa. A partir dele, podem ser estabelecidos os objetivos secundários. Depois, é hora de definir as metas: ações que vão ser realizadas para que os objetivos sejam atingidos. Junto a cada meta deve haver uma estratégia, que é o caminho a ser seguido para a conquista desejada.

2 – Estabeleça prazos

Se falamos em onde chegar, precisamos saber também quando chegar. Quando temos um prazo definido para os nossos objetivos é possível construir um cronograma detalhado com todas as ações que precisam ser feitas, o que evita perdas e otimiza os recursos utilizados. Porém, é preciso um pouco de atenção em relação aos prazos. Eles sempre devem estar adequados com seus propósitos. Por isso, equilibre bem as atividades com o tempo e as pessoas envolvidas.

3 – Envolva os diferentes setores no processo

Apesar da empresa ser sua, não assuma a responsabilidade pelo planejamento estratégico sozinho. Busque o apoio e a colaboração dos representantes de cada setor, pois assim fica mais fácil ter uma visão geral das necessidades e não deixar nenhuma demanda de fora. Com isso, as áreas também podem fazer seus planos específicos sabendo exatamente o retorno que a empresa espera delas. Esse alinhamento vai garantir que todos estão trabalhando com foco no mesmo objetivo.

4 – Não tenha medo de fazer mudanças

Sempre que fazemos um planejamento, nosso objetivo é que ele dê certo. No entanto, nem todas as variáveis estão em nossas mãos, como as variações do mercado e as instabilidades da economia, o que pode acabar alterando alguns planos. Por isso, utilize o planejamento como um documento de uso permanente. Nunca deixe de verificar se está tudo indo como planejado, se os prazos e orçamentos estão em dia e se, diante do cenário econômico, será possível atingir as metas preestabelecidas. Não tenha medo de rever o que foi planejado e, se for o caso, fazer as alterações necessárias.

5 – Determine os indicadores de resultado

Essa é uma etapa paralela à anterior. Ao analisar o planejamento para verificar se está tudo indo bem, você vai precisar de medidas ou indicadores para fazer isso. Digamos, por exemplo, que o objetivo principal de uma empresa é crescer, ao menos, 15% ao ano. Esse é o índice de crescimento, ou seja, o indicador que vai mostrar que o planejamento está sendo cumprido. Essas medidas devem ser escolhidas conforme os objetivos e as metas.

Use a tecnologia a seu favor

O jeito mais eficaz de fazer o que falamos ao longo deste artigo é usar a tecnologia como uma aliada. Dizemos isso porque ela pode auxiliar tanto no levantamento dos dados do mercado quanto na organização e análise das informações internas do negócio. Com uma solução aderente às suas necessidades, é possível fazer um planejamento estratégico eficiente de forma prática e fácil.

A YNOS oferece aos seus clientes o ERP Radar Empresarial, uma solução completa, que integra de maneira inteligente todas as áreas da empresa, dando uma visão ampla da situação. Quer saber mais sobre como o nosso ERP pode ajudá-lo no planejamento do seu negócio? Acesse nosso site ou entre em contato conosco. Nossos especialistas estão a postos para atendê-lo!

Implantação de software ERP

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *